O e-commerce faturou cerca de R$160 bilhões em 2021, segundo dados da Conversion, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Para 2022, as projeções também são positivas e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm estima um crescimento de 12%. Com um público em potencial cada vez maior e uma disputa acirrada no mercado, as lojas virtuais buscam ferramentas e estratégias que impulsionem as vendas e aprimorem a experiência do cliente.
Pensando nisso, Felipe Trudes, sócio fundador da we.digi, consultoria de tecnologia para e-commerce, destaca três técnicas importantes de SEO (otimização de mecanismos de busca) que ajudam a alavancar os resultados de um e-commerce. Confira:
Palavra-chave
Uma das bases da estratégia de SEO está em saber trabalhar conteúdos direcionados e palavras-chaves estratégicas. Envolver o público com bons textos e conteúdos relevantes, além de campanhas de marketing, faz com que, cada vez mais pessoas, encontrem seu site de maneira orgânica.
“É interessante que você produza um conteúdo alinhado aos interesses do seu público e ao que ele busca na internet, além de estar alinhado ao que o seu negócio oferece. Levando isso em conta, identifique as palavras-chaves mais adequadas a esse objetivo e as insira no decorrer do material que está produzindo. Isso garante mais bem resultados no seu funil de vendas’’, explica Felipe.
Arquitetura
Organização é importante. Aprenda a estruturar o seu site de maneira clara, que facilite a navegação, distribuindo as categorias de forma lógica e organizada, com uma boa arquitetura.
“Embora simples, essa recomendação é importante, porque a organização ajuda tanto na navegação do usuário, quanto o próprio Google, que irá rastrear com mais facilidade a página na internet. Com as informações ou itens organizados da forma adequada, futuras mudanças no site também podem ser feitas de forma mais simplificada, evitando muitas vezes retrabalho’’, pontua o especialista.
Velocidade
Vivemos em um mundo imediatista. Todos querem tudo para ontem e no e-commerce não seria diferente. A velocidade de carregamento de um website é um fator determinante na perda de vendas e de clientes ou, se for satisfatória, na conversão e retenção. As pessoas não gostam de esperar para comprar ou para ter a resposta de uma pesquisa.
“Quando um site demora muito para carregar vídeos, fotos ou a descrição de um produto, a tendência é que os usuários saiam da página, o que aumenta de forma significativa a taxa de rejeição de um negócio. É importante investir em ferramentas que possam corrigir os erros de lentidão e que possam medir a velocidade de carregamento. Apostar em plataformas eficientes também pode ajudar com diversas funcionalidades que otimizam buscas, cadastros e o direcionamento para os produtos corretos’’, finaliza o CEO.