O recurso do Instagram vem obtendo uma enorme popularidade, permitindo aos seus usuários realizar a criação e publicação de vídeos de até 15 segundos, apostando no formato de conteúdos curtos e que fez o maior sucesso entre os seus concorrentes. E o Reels foi anunciado justamente para concorrer diretamente com o TikTok, pois já possui um formato que é muito similar ao do aplicativo chinês. Caso você queira aproveitar ao máximo este recurso, confira abaixo estas 5 dicas!
Faça todos os ajustes antes de gravar o vídeo
Antes de começar a gravação de um vídeo que será publicado no Reels, é importante que você já tenha um tema e até mesmo com o tempo de duração que vai ficar definido.
Após acessar essa função, vá até a parte esquerda do menu onde pode ajustar a velocidade da gravação, como todos os efeitos que estão disponíveis no aplicativo e até o tempo, se for necessário.
Em relação à seção de velocidades, existem até cinco que estão disponíveis no momento: O usuário pode optar por deixar o vídeo mais rápido ou na velocidade mais lenta, assim como ocorre no WhatsApp na função de escutar áudios.
Se deseja gravar um vídeo sem utilizar as mãos, é possível fazer através do ajuste do temporizador. É só escolher pelo tempo de vídeo e iniciar a sua gravação, com a plataforma iniciando o seu vídeo após 3 segundos predefinidos.
Apostar em músicas que são famosas
Ainda que o Instagram não seja tão direcionado para músicas no geral como acontece no TikTok, existe uma que é voltada para a seleção de músicas.
Quando uma música é muito famosa na plataforma e ela é utilizada por muitos usuários, é bem provável que inseri-la em seu vídeo seja uma boa estratégia.
Usar uma imagem de destaque
Caso tenha gravado um vídeo e não tenha gostado tanto dele, mas ainda acha que ele tenha potencial, não faça a publicação antes de criar uma capa. Não é preciso um trabalho que seja complexo em sua parte de design, porém uma capa chamativa poderá fazer com que as pessoas sintam mais interesse e cliquem em seu vídeo.
Utilizar boas hashtags
O Instagram assim como ocorre no Google, funciona bem com a utilização de palavras-chave, que no seu caso são as famosas #hashtags. Elas buscam associar a informação de um determinado assunto e que facilita o seu acesso.
Ao clicar em uma, você vai encontrar vários conteúdos que são relacionados ao mesmo assunto. Portanto, ao inseri-las no vídeo, você pode ajudar a torná-los ainda mais popular e acessível para os demais usuários.
Além do mais, antes de completar e publicar, escreva uma legenda para esta foto, além de não esquecer de inserir uma #hashtag. Não escolhe uma hashtag apenas por ela estar em alta, se atentando ao detalhe que não deve inserir mais de sete em um mesmo conteúdo, todas elas tendo a haver com o tema relacionado.
Publique o conteúdo também no Feed
Além do vídeo que será publicado nos Stories e na aba explorar com as “#hashtags”, com as palavras chaves corretas você pode aumentar o seu engajamento.
Não esqueça de habilitar a opção “Também publicar no Feed”. Dessa forma, os seus seguidores vão poder vê-lo, o que aumenta ainda mais a chance de que o seu vídeo se torne relevante também em outras abas da mesma rede social.
Agora que você conheceu algumas funções que integram o Instagram Reels, vai poder aplicá-los em alguns dos seus vídeos. Deixe nos seus comentários também a sua opinião do nosso conteúdo!