O Dia do Consumidor já é reconhecido no mercado brasileiro como uma das principais datas do primeiro semestre para atrair mais vendas e presentear os clientes com descontos e ofertas especiais. De acordo com relatório da Neotrust, em 2022, o e-commerce nacional faturou R$722 milhões e cresceu 22% em comparação a 2021 e esse número tende a crescer em 2023. Então, que tal conferir cinco dicas sobre como preparar o seu negócio para atrair mais clientes nesta data.
Atendimento diferenciado com agilidade e qualidade
Durante todo o Mês do Consumidor, a concorrência é alta com diversas marcas oferecendo descontos especiais como frete grátis, cupons e cashback. No entanto, um atendimento humanizado pode ser o diferencial na escolha do cliente. Segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil (jan/23), 80% dos usuários brasileiros utilizam o Whatsapp para se comunicar com as empresas, principalmente para pedir informações. Mesmo que os canais de atendimento sejam automatizados, é importante se preocupar com a equipe responsável por esse setor, pois se ela conseguir ser eficiente e atenciosa com o cliente isso pode ser o diferencial na hora de fidelizá-lo .
Construa a mensagem durante a jornada do consumidor
Conhecer a jornada do consumidor pode ser fundamental na hora de se conectar com ele. Ao pensar na experiência do usuário, é importante analisar os dados de consumo, mas também refletir sobre o comportamento do público alvo. Simular todas as possibilidades de interação com a marca, mapear a concorrência e montar uma estratégia com diversos caminhos que o seu público pode percorrer, tanto no digital como no ponto físico, é possível conseguir entender as suas necessidades e integrar a comunicação de maneira eficiente.
Experimente formatos inovadores que chamam a atenção
Em uma sociedade multiplataforma e altamente conectada, a atenção do consumidor é um dos ativos mais valiosos para ser conquistado. A “cegueira” causada pelo excesso de estímulos atinge os anúncios em banner estáticos, portanto é importante experimentar formatos que prezam pela interatividade com o consumidor e busquem estimular uma ação além do clique. O formato rich media, por exemplo, alcança taxas maiores de engajamento ao mesclar conteúdos dinâmicos e que chamem a atenção visualmente.
Trabalhe em parceria com a Inteligência Artificial
Segundo a pesquisa The CMO Survey, o uso da Inteligência Artificial para otimizar ações de marketing vai aumentar para 22,9% até 2025. Alguns possíveis usos são para facilitar a análise de dados, criar relatórios de performance, pesquisar referências e otimizar a criação de anúncios e campanhas. Outro uso interessante está em trabalhar a inteligência artificial de maneira colaborativa com a marca, preservando sempre a ética, na comunicação publicitária. Quando bem aplicada, a inteligência artificial pode auxiliar no entendimento sobre o comportamento dos consumidores e ajudar a melhorar o tom de voz da marca.
Entenda o contexto do consumidor de maneira personalizada
A inteligência Artificial pode ajudar também na personalização de anúncios, por exemplo, na plataforma MGID, é possível utilizar o seu algoritmo para compreender o sentimento e contexto de artigos e notícias e, dessa forma, inserir o anúncio que for mais relevante conforme o ambiente que está inserido para favorecer a aceitação à mensagem veiculada.
Com integrações com plataformas de dados como a Retargetly e Eyeota, também é possível personalizar as campanhas com dados demográficos, intenções e interesses dos consumidores, como, por exemplo, qual o dispositivo que ele utiliza, qual o seu signo do zodíaco e qual a sua afinidade com a marca. Importante lembrar que essas ferramentas devem estar de acordo com as regras de privacidade e possibilitar o uso transparente dessas informações.