Com o avanço e a democratização da tecnologia, a busca por relevância no cenário digital tem assumido um papel cada vez mais estratégico para qualquer empresa. Isso contribuiu para disseminar o uso de ferramentas que fazem diferença no ambiente virtual. É o caso do SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), conjunto de práticas e técnicas voltadas a calibrar o conteúdo produzido e fazer com que ele seja bem avaliado pelos mecanismos de busca da web.
Uma pesquisa realizada em 2020 pela SEO Trends, que apresenta tendências e estatísticas do assunto, mapeou que 55,8% das empresas brasileiras já têm uma estratégia específica para o assunto. Em contrapartida, 35,7% não possuem uma equipe de SEO simplesmente por não saberem do que se trata.
Pensando em esclarecer como esse poderoso mecanismo de marketing funciona e todas as vantagens que ele pode trazer, os especialistas Diego Ivo, CEO da Conversion, agência líder em SEO no Brasil, e Gustavo Chapchap, CMO da JET, empresa especializada em soluções para o e-commerce, reuniram dicas sobre a otimização de websites e seus benefícios para qualquer negócio.
O que é SEO?
Diego define SEO como “um conjunto de técnicas e estratégias para sites ficarem mais bem posicionados nos buscadores, gerar reconhecimento de marca, aumentar o tráfego e converter mais”. Dessa forma, o mecanismo ajuda a criar um tráfego orgânico de qualidade e aumenta a visibilidade para possíveis novos clientes.
“Mais de 90% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa. A forma como sua loja online é otimizada para pesquisa tem um impacto direto em como as pessoas descobrem seu site e encontram o que procuram”, complementa Gustavo Chapchap.
Dentre todas as vantagens do uso da estratégia, Diego e Gustavo pontuam as quatro principais:
1. O SEO ajuda sua marca a ser encontrada por clientes em potencial
Ser encontrado facilmente pelo público é primordial para o sucesso da marca, principalmente no ambiente digital. De acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot, 75% do público não chega nem à segunda página nas pesquisas realizadas no buscador. Por isso, aparecer na primeira página de ferramentas de busca faz total diferença nas vendas.
“Por causa da necessidade de isolamento social, o processo de digitalização do varejo foi fortemente acelerado nos últimos dois anos. Ao contrário do que alguns pensavam, o hábito de comprar online seguiu ganhando força após o controle da pandemia. Isso fez com que muitas empresas descobrissem o potencial do online para vender muito mais”, explica Gustavo Chapchap.
2. O SEO gera tráfego orgânico
Quando um site é otimizado com SEO, ele passa a ficar mais bem posicionado sem a necessidade de investir em anúncios. Diferentemente do ranqueamento patrocinado, que gera resultados imediatos, o uso das técnicas voltadas ao motor de busca oferece resultados de médio e longo prazo, além de serem muito mais duradouros.
A confiabilidade de um site que aparece nas primeiras posições de busca sem pagar por isso também é muito maior. É o que revela um levantamento feito pela Conversion em 2017. O resultado mostrou que os brasileiros confiam 77% mais em buscas orgânicas do que em links patrocinados. Isso acontece porque há, na cabeça dos consumidores, uma percepção de que os resultados orgânicos estão ali por merecimento e qualidade, enquanto os anúncios só são expostos porque compraram aquele espaço.
3. O SEO gera resultados de longo prazo
Resultados de otimização duram bastante tempo, o que significa que você vai continuar recebendo visitantes mesmo depois de longos períodos, o que é extremamente importante para se consolidar um negócio nos meios digitais.
Diego Ivo fala sobre a importância de escolher as palavras-chave certas nos textos do site, por exemplo: “A pesquisa de palavras-chave é um poderoso instrumento para a tomada de decisões porque amplia nossos conhecimentos sobre a intenção e o comportamento do nosso usuário. Compreender de que forma os usuários de um mecanismo de busca se comportam, expõem seus desejos, se relacionam e se beneficiam dos resultados é o que torna o SEO um trabalho tão humano”
4. O SEO permite posicionamento como autoridade
Além de todos os benefícios citados acima, o SEO pode transformar sua marca em referência no mercado. Estar na primeira página do Google já causa uma ótima impressão para clientes em potencial.
“Existe uma questão de visibilidade, mas também de status e confiabilidade. Construir uma estratégia consistente de SEO é fundamental para a construção de marca no ambiente digital”, finaliza Chapchap.
O executivo também é líder do comitê de e-commerce da ABRADi (Associação Brasileira de Agentes Digitais), criado com o objetivo de clarear o processo e mostrar a importância de todas as etapas da venda no digital. Com o grande crescimento dos usuários que compram pela internet, aumentaram também as lojas virtuais e os recursos para fazer o negócio crescer. O SEO, definitivamente, tem um papel extremamente relevante nesse processo.
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