Um restaurante charmoso que serve comida deliciosa pode ter problemas se não conseguir atrair novos clientes. Felizmente, seguir as dicas de marketing digital de restaurantes testadas pode salvar um restaurante e trazer suas margens de lucro de volta à vida. Claro, na indústria de restaurantes, você não quer apenas sobreviver, você quer prosperar.
Com a indústria de restaurantes crescendo substancialmente a cada ano, a concorrência é acirrada e há muito em jogo para os donos de restaurantes. Atrair novos clientes para o seu restaurante exige mais do que boa fé e boca a boca nos dias de hoje.
Para garantir o sucesso do seu restaurante, você precisa ter uma estratégia de marketing sólida e convidar novos clientes com ideias excepcionais.
Neste artigo, abordaremos algumas maneiras testadas e comprovadas de comercializar seu restaurante e atrair mais clientes.
Use Promoções Irresistíveis
Colocar panfletos com gráficos chamativos e colá-los pela cidade não faz mais o corte. Para que o seu restaurante se beneficie da publicidade, ele precisa destacar o ponto de venda exclusivo do seu restaurante.
Considere o que torna seu restaurante ou marca especial e use isso para comercializá-lo. Também é essencial ter em mente seu público-alvo e atendê-lo em seus anúncios.
Sejam anúncios impressos, comerciais de televisão ou marketing digital, sua promoção deve atingir um único público com uma única mensagem.
A promoção geral ou geral não é apenas menos eficaz, mas pode custar muito dinheiro.
Limitar seu público e usar uma promoção cuidadosa também diminui as chances de seu anúncio cair em ouvidos surdos. Encontre seu nicho e promova seu restaurante diretamente para eles.
Oferecer vantagens
Descontos especiais e brindes podem servir como recompensas para os clientes atuais, além de atrair novos ao longo do caminho.
Os clientes adoram se sentir apreciados e, quando o fazem, gritam sobre isso do topo das colinas. Quando seu restaurante ganha a reputação de oferecer ótimas vantagens, novos clientes se acumulam às dezenas.
Nos dias de hoje, com o mercado de hospitalidade tão saturado como está, pequenos incentivos como esse ajudam a atrair pessoas para o seu restaurante. Benefícios como esses podem ajudar a atrair clientes:
- E-mails de aniversário com brindes
- Descontos especiais como ofertas de 2 por 1
- Pontos de recompensa
Novos clientes que chegam com desconto e têm uma experiência positiva em seu restaurante provavelmente retornarão.
Estudos mostram que clientes de restaurantes que têm uma experiência positiva vão gastar 37% a mais. Assim, as vantagens podem ajudar a atrair novos clientes que terão prazer em pagar mais por um excelente serviço.
Aproveite as mídias sociais
Mais e mais empresas estão descobrindo o poder de marketing e a acessibilidade que a mídia social oferece.
Sites de mídia social como Instagram e Pinterest são ideais para deixar as pessoas com água na boca e despertar sua fome visual.
O Twitter, por outro lado, é melhor para compartilhar notícias e conversar com seu público.
O Facebook começou a ofuscar o Google com sua capacidade de fornecer detalhes comerciais e avaliações de clientes.
Enquanto fotos e notícias ajudam a estimular conversas e ganhar interesse, as avaliações dos clientes são as mais convincentes das três.
Cerca de 84% das pessoas dizem que confiam em uma avaliação online como se fosse uma recomendação pessoal. Portanto, cultivar uma presença online em plataformas que permitem exibir avaliações positivas é uma das melhores dicas de marketing de restaurantes.
Compartilhar fotos, notícias e avaliações de clientes nas mídias sociais cria uma tríade de excelente marketing digital.
No entanto, se você receber uma avaliação menos do que ótima, certifique-se de responder prontamente e com respeito.
Celebre os feriados
Do Dia dos Namorados ao Ano Novo, há muitos feriados ao longo do ano que as pessoas celebram apesar de suas origens.
Feriados como esses são oportunidades perfeitas para os restaurantes divulgarem seus serviços e atrair novas multidões.
Se o seu restaurante não cria campanhas especiais ou pelo menos faz algum marketing para esses feriados, está perdendo receita. As campanhas de férias podem atrair novos clientes como uma mariposa para uma chama e construir tradições ao longo da vida.