Como o Google está mudando e o que isso significa para o SEO

Você já parou para pensar como as mudanças realizadas no site do Google implicam nas estratégias de SEO? Recentemente, o motor de busca fez novas mudanças em seu layout e com o surgimento de novas tendências, como Chat GPT, é bastante provável que o SEO seja impactado no curto a médio prazo.

Por que está cada vez mais difícil obter tráfego orgânico?

É consenso entre os profissionais e estrategistas de SEO que as técnicas que apresentavam excelentes resultados para atingir o topo do Google há 5 anos atrás já não funcionam tão bem. 

Não há uma única explicação para esse dado. O fato é que, nesse período, o Google aperfeiçoou bastante o seu próprio algoritmo, que se tornou mais complexo. 

Atualmente, ele leva em consideração fatores que não eram importantes antigamente, como velocidade de carregamento da página e consultas de marca. 

As mudanças no layout do Google

Hoje em dia, quando entramos na página inicial do Google e fazemos uma pesquisa com qualquer palavra-chave, aparecem resultados orgânicos e também resultados impulsionados via anúncios.

É notável para quem faz uma observação entre os layouts da última década a diferença em relação à posição de cada resultado. Os resultados orgânicos já não recebem o mesmo destaque de antes. Na verdade, alguns que antes apareciam logo de cara, hoje estão abaixo da segunda metade da página.

Além disso, os anúncios atuais se camuflam bem mais. Por isso, podem ser facilmente confundidos com resultados orgânicos por usuários menos atentos, que já se inclinam de primeira para as recomendações pagas. 

Outra diferença gritante é em relação aos snippets selecionados. Um snippet é um resultado de busca orgânica que vem acima do primeiro resultado, como se fosse a posição zero. Muitos deles já oferecem ao usuário resposta às suas demandas sem que ele precise clicar e abrir a página. 

A conclusão óbvia dessas primeiras observações é que, quanto mais o tempo passa, menos cliques os resultados orgânicos conseguem obter. 

Diminuição do número de resultados orgânicos na primeira página

Outra mudança aparente é que, muitas vezes, há menos resultados orgânicos do que a premissa. Se antes era quase certo que a primeira página do Google apresentaria ao menos 10 resultados orgânicos, nem sempre isso acontece agora. 

É curioso observar, no entanto, que essas mudanças no Google afetam muito mais os donos de páginas e sites do que os próprios usuários. 

Isso porque a sua hegemonia dentre os motores de busca não parece estar ameaçada, visto que ele ainda detém a preferência dos usuários para realizar suas pesquisas. 

Como será o futuro do SEO?

Da mesma forma como o Google mudou diversas vezes na última década, o próprio SEO precisou se adaptar às mudanças, também passando a seguir novas orientações. Com base nas mudanças recentes no layout da plataforma, é possível fazer algumas suposições.  

Consolidação dos rich snippets

Alguns usuários necessitam de respostas rápidas e objetivas para os seus problemas. Portanto, é esperado que novas versões e variações de rich snippets já sejam integradas aos layouts futuros. 

Assim, é importante que o seu site consiga se adaptar a essa tendência, que demanda um conhecimento maior de programação. 

Menos cliques por conta do aumento da busca por voz

A busca por voz deve responder a mais de 50% das buscas nos próximos anos. Então, é outro impacto que interfere diretamente nos cliques de sites. 

Usuários tendem a preferir resultados orgânicos do que anúncios

A “camuflagem” que o Google realiza na aparição dos resultados patrocinados é um intuito claro de confundir usuários menos atentos, que podem clicar sem perceber no link. 

Contudo, a maioria das pessoas ainda prefere ignorar os anúncios, dando preferência aos resultados orgânicos em suas pesquisas. 

Mais originalidade, mais impulsionamento

O algoritmo segue privilegiando os conteúdos que são mais relevantes e originais, em detrimento a outros que são superficiais e repetições vagas. Portanto, segue sendo uma recomendação muito importante evitar o plágio.

Invista na criação de conteúdo autêntico e, além disso, utilize ferramentas para detecção de plágio. A utilização de recursos simples como mudar palavras do texto já consegue reduzir bastante o índice de plágio, o que favorece o impulsionamento do conteúdo.  

Metade do planeta ainda está desconectado

O percentual da população mundial que tem acesso à internet ainda não superou a faixa dos 60%. Isso indica que ainda há bilhões de pessoas que nunca se conectaram e que podem se tornar usuárias da web em algum momento.

Por isso, o ambiente digital segue com um potencial de crescimento gigantesco. Assim, quanto mais pessoas acessarem os mecanismos de busca como o Google, mais os cliques em resultados orgânicos tendem a aumentar. 

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